Vem aí a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

A partir do dia 23 de outubro terá início a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece em todo o Brasil há quase 40 anos. Com atividades de incentivo a leitura, a Semana é uma oportunidade de aproximar as pessoas do universo rico e inesgotável dos livros, promovendo interações de cultura e de conhecimentos.

Para estes dias a biblioteca do campus São Bento do Sul está organizando uma programação especial para envolver os alunos e os servidores da instituição, com atividades variadas. Durante todo o mês de outubro ficarão expostas nas portas dos armários da biblioteca imagens de livros clássicos da literatura mundial, com resumos das obras e o ano em que eles foram publicados. Também serão entregues durante o mês marca-páginas aos usuários que emprestarem ou devolverem livros do acervo.

Também haverá uma exposição na biblioteca a partir do dia 16 de outubro, com desenhos feitos pelos alunos de obras e de personagens da literatura. Os estudantes que desejarem participar desta exposição deverão elaborar o desenho em folha A4, com a identificação da obra representada e o seu autor, o nome do autor do desenho e o curso em que estuda. Os desenhos poderão ser entregues na biblioteca até o dia 14 de outubro.

A abertura da Semana no campus SBS acontecerá no dia 24 de outubro, com a realização do 3º Desafio Literário, no auditório do instituto às 12:15. No desafio os participantes responderão perguntas relacionadas a diversas obras da literatura, e os melhores serão premiados.

No dia 25 o projeto Culturando fará uma atividade especial para a Semana, também no intervalo do almoço, às 12:15.

Dia 28 de outubro será a vez de assistir a um desfile literário em nosso IFC. Todos estão convidados a se fantasiar de algum personagem literário (pode ser fantasia completa ou uma peça que lembre o personagem) e participar do desfile, com premiação para as fantasias mais criativas.

Para encerrar a Semana, no dia 29 será organizado um Sarau literário, às 12:15, em parceria com a Cofradia Latinoamericana, onde haverá declamações de poemas de autores conhecidos e também de obras autorais dos alunos e dos servidores que desejarem participar, além de apresentações musicais. Inscrições para se apresentar no Sarau podem ser feitas na biblioteca, até o dia  25 de outubro.

A biblioteca convida a todos para participar das atividades da semana, e espera promover momentos de criatividade, alegria e talento por meio da leitura e do universo dos livros. Participe!